domingo, fevereiro 26, 2006

Constatações e Decepções

Leio muita gente decepcionada com a divulgação dos resultados das pesquisas eleitorais. Não acho que estejam certo ou errados, em pesquisa não há certo ou errado, só o que pensa o povo, a voz do povo que é a voz de Deus, como ensina a máxima. Ah! Mas o povo é isso, o povo é aquilo... Sem mas, o povo é o povo, "este" povo não lhe serve? Então procure um outro que lhe sirva, pois este é o que nós temos no momento.

Nosso sistema é o democrático, e nessa democracia qualquer um vota, então não adianta ficar achando isso ou aquilo, a única saída é aceitar as regras do jogo. Cada um disputa a preferência popular com as armas que têm. Uns tem maior facilidade com algumas camadas, outros com outras, é o jogo. Permitam até que eu insista em algo que pode não ser uma visão otimista, mas é a real: não há perspectiva real de uma mudança que resolva, nunca houve isso no país em 500 anos e não acredito que agora é que haverá.

No final das contas, para o povo, são apenas nomes, siglas e caras sorridentes. Será a mesma coisa de sempre, as musiquinhas, os slogans, as faixas, discursos empolgados sobre futuros e esperanças, sobre um país grandioso. Tudo o mais absoluto papo furado, tudo a mais descarada balela! Todos sabem - ou já deveriam saber! - que, seja quem for o eleito, vai fazer pelo povo o mesmo que todos têm feito até agora: nada!

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Achologia

Sem falsas modéstias, nem escondendo minhas deficiências, tenho noções básicas de programação, sei trabalhar bem com html - e suas derivações - com css, e com edição gráfica. Mesmo sabendo tudo isso, é incrível a dificuldade, tendo uma boa base de html, para trabalhar com Wiki e ajudar no projeto da Wikipédia. Ou seja, não é que eu não queira ajudar, mas parece que conseguiram complicaram o que é (ou era) fácil.

Para que criar esse monstro? Não sei se sou eu, mas esse tal de código wiki parece ser um monstrengo de duzentas pernas. Substituir comandos por séries de colchetes e séries de aspas, qual a vantagem disso? Não quero iniciar nenhuma discussão flamer com programadores unix, com gente que acha que essa colaboração integrativa da wikipédio só funciona se for com wiki (pela possibilidade de voltar atrás as modificações).

Achar que uma solução é a melhor só porque está funcionando mais ou menos num projeto e se contentar com pouco. Quem não sonha em melhorar não evolui, eu acho que esse bicho podia ser mais simplês, mais lógico, mais fácil, mas isso é achologia, uma ciência bem pouco exata.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Método mais humano (?)

Países como a Indonésia, onde atualmente se encontra preso o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, instrutor de vôo livre, de 44 anos, que foi preso em agosto de 2003 no aeroporto de Jacarta, ao tentar entrar no país com 13,4 kg de cocaína, ainda mantém costumes barbáricos. A pena de morte originalmente é prescrita para ser executada pelo esmagamento do crânio pela pata de um elefante (veja foto ilustrativa à esquerda). Normalmente, por ser considerada uma uma versão "menos bárbara", é autorizada a comutação da pena para um pelotão de fuzilamento.

Marco Moreira não é o único brasileiro preso e condenado na indonésia, atualmente mais dois brasileiros encontram-se presos no país, sendo que
Rodrigo Gularte, um paranaense - num caso bem semelhante ao de Marco -, foi preso em julho de 2004 com 6 quilos de cocaína escondidos em sua prancha de surfe, e também condenado à morte em primeira instância em fevereiro de 2005. Atualmente ele aguarda o julgamento do caso pela segunda instância.